Metodologias Ativas - O que são e como trabalhar!

Muito se tem falado sobre como a tecnologia tem mudado a vida das pessoas, e de como o avanço tecnológico tem trazido transformações significativas na forma como lemos, ouvimos música, assistimos um filme, fazemos compras, escolhemos desde um item de beleza a um barco de pesca. Pensar em como essas mudanças tornaram a vida do homem muito mais fácil e prazerosa, nos induz a pensar também em como as novas tecnologias podem e devem mediar à educação.

Algumas tecnologias já utilizadas na educação, mesmo não sendo assim reconhecidas, desempenham um papel fundamental no fazer pedagógico de mestres e professores. No entanto, precisamos levar em conta quem é o novo aluno e quais as suas características. Faz-se necessário entender quais as experiências vividas pelos discentes, levar em conta o que os mesmos já sabem e quais tecnologias dominam. Estas podem ser poderosas ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem.

Para exercer eficazmente um papel na atividade econômica e se integrar no contexto da época atual, o indivíduo tem que, no mínimo, saber ler, interpretar a realidade, expressar-se adequadamente, trabalhar em grupos na resolução de problemas, compreender e usufruir das possibilidades tecnológicas do mundo a nossa volta. Precisa principalmente aprender a aprender, condição indispensável para acompanhar as mudanças e avanços cada vez mais rápidos que caracterizam o passo da sociedade moderna. 



Nesse contexto que entram as Metodologias Ativas.  Definida como o processo de ensino-aprendizagem em que o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de mediador. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o conhecimento a partir de uma proposta pensada como um objetivo específico.

As metodologias ativas tem sido consideradas uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Isso acontece porque, segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) o aluno deve ser protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam conduzir o seu desenvolvimento educativo. 

Podemos citar alguns exemplos de Metodologia Ativa:

  1. Aprendizagem baseada em projetos (ABP)
  2. Aprendizagem baseada em problemas.
  3. Gamificação.
  4. Sala de aula invertida.
  5. Aprendizagem entre pares.

1 - Aprendizagem baseada em projetos conhecida também como project-based learning (PBL), tem como objetivo trazer o aprendizado para os alunos a partir da aplicação prática de conteúdos curriculares abordados em sala de aula. Vale ressaltar que, todo conteúdo deve ser contextualizado inicialmente e em seguida os alunos precisam entender qual o valor prático daquele conteúdo. Dessa forma, fica mais fácil a compreensão do tema e a sua finalidade na vida real. Além de desenvolver a resolução de problemas e trabalho em equipe como habilidades, a aula faz muito mais sentido para os alunos.

Com esse método, os alunos são agentes ativos do seu aprendizado e responsáveis pela execução do projeto e o professor assume papel de mediador, orientando e alinhando a produção do conhecimento dos alunos. Essa modalidade permite que o aluno crie um perfil investigativo, autônomo e crítico, que não fique preso apenas uma forma de estudo.

2 - Aprendizagem baseada em problemas. Nesta metodologia, a aprendizagem é desenvolvida por meio de discussões em grupo. Essas discussões estimula o aluno e procurar pelo informação em diversas áreas de conhecimento, elevando o nível intelectual do aluno e desenvolvendo o pensamento crítico dele.

Quanto ao professor, cabe a ele neste método, apresentar o tema a ser discutido através de contextualização, usando vídeos ou imagens para ampliar o conceito que se deseja promover e formar grupos de alunos. Em um segundo momento, o professor reúne a turma e faz mediação para que todos cheguem a uma conclusão.

3 - Gamificação. A gamificação é uma metodologia que permite o uso de jogos, sejam eles virtuais ou não, para a transmissão de conhecimento. Esse tipo de metodologia gera mais engajamento por parte dos alunos, já que se trata de uma forma mais “divertida” de aprender.

            Algumas atividades podem ser construída a partir de uma plataforma digital, o que torna possível criar ranking (para estimular a competitividade), oferecer conteúdo em diversos formatos, criar um game para ensinar os valores corporativos da empresa, além de uma série de benefícios. A internet é possível encontrar diversas plataformas que oferecem atividade Gamificadas para estimular o aprendizado dos alunos.

            Mesmo propondo atividades mais individualizadas, a gamificação também ajuda os alunos a entender que é possível aprender de forma fácil e divertida, o que pode incentivar os educandos a adquirir cada vez mais conhecimentos.

            4 - Sala de aula invertida. Conhecido como flipped classroom, essa metodologia propõem que os alunos façam como lição de casa o estudo do conteúdo em um ambiente virtual (EAD) e a aula presencial seja para discussão, dúvidas ou realização de exercícios. No contexto atual esse tipo de metodologia tem sido bastante utilizada por professores durante as aulas on-line.

            Neste caso, o professor terá maior responsabilidade na hora de preparar o material, mas é ideal para mais agilidade no progresso do ensino e aprendizagem

            Uma pesquisa desenvolvida pelo psiquiatra e especialista em saúde mental, educação e comportamento humano, William Glasser, desenvolveu a pirâmide de aprendizagem. Segundo Glasser quando os alunos são expostos a metodologias ativas eles aprendem e se desenvolvem melhor. Assim, com base nas suas pesquisas esse psiquiatra norte-americano trouxe à educação uma nova maneira de se aprender, uma maneira alternativa e ativa.



            Como podemos ver na imagem, o método tradicional de absorção de conteúdo onde o aluno apenas Ouvi as explicações do professor não é a melhor maneira de se aprender, mas, ao contrário, quando se assume um lugar ativo e de protagonismo em seu processo de construção do conhecimento, a aprendizagem é efetiva e significativa.


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